PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA: OS CINCO SENTIDOS TE AJUDAM A ENTENDER

Autores

  • Isabela Fontes Codeço
  • Polyana Soares Barcellos
  • Benny Ribeiro Guedes
  • Gustavo Graciano Loureiro

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências, Experimentos Práticos

Resumo

O modelo curricular multidisciplinar atualmente empregado nas escolas secundárias dificulta uma visão integrada na área das Ciências Naturais. Este projeto tem como objetivo desenvolver um olhar com múltiplas perspectivas sobre o mesmo tema, fazendo com que sua compreensão seja facilitada e o processo aprendizagem enriquecido. Sua relevância se mostra no conhecimento adquirido pelos estudantes do Ensino Médio como também na formação profissional dos futuros professores de Ciências. Nesta etapa primordial foi selecionado um conjunto de experimentos práticos de caráter interdisciplinar relativos à percepção sensorial humana, tendo sido divididos em estandes de forma a representar cada um dos conjuntos sensoriais (visão, audição, tato, paladar e olfato). Os procedimentos foram realizados em um laboratório multidisciplinar, onde os autores do projeto coordenaram as experiências as quais os visitantes participaram. O conjunto de experimentos selecionados foi posto à prova na “Semana do Saber-Fazer-Saber 2010” do IFF–Campus Campos-Centro, evento aberto à comunidade. As experiências demonstraram as relações existentes entre as ciências naturais e os cinco sentidos ao utilizar conceitos básicos da Física e da Química para explicar o funcionamento dos órgãos sensoriais, tema abordado pela Biologia. Alunos do ensino fundamental, médio e superior, bem como leigos que participaram da apresentação, se entusiasmaram com o conhecimento adquirido ao serem confrontados com os resultados das experiências propostas, que ocorriam em tempo real, fazendo-os questionar sobre a área cientifica teórica e de experimentaçã Durante a exposição percebeu-se um grande interesse pela área de ciências naturais, assim como uma resposta positiva acerca da metodologia de ensino interdisciplinar e atividades experimentais aliadas à teoria. O projeto está sendo estendido à diversas escolas da região para análise qualitativa.

Publicado

13-06-2013