MISTURA ASFÁLTICA MORNA PRODUZIDA COM ASFALTO BORRACHA; USO DA BORRACHA RECICLADA DE PNEUS NAS MISTURAS ASFÁLTICAS

Autores

  • Cecília Ribeiro Neto Barreto
  • Monique Silva Pessanha Pinto
  • Cláudio Luiz Dias Leal

Palavras-chave:

Misturas Mornas, SMA, Asfalto

Resumo

Misturas asfálticas mornas são misturas asfálticas produzidas em temperaturas intermediárias, que reduzem o gasto com combustível, emissões de gases poluentes e a exposição dos trabalhadores aos fumos e odores durante a usinagem ou aplicação da mistura. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho em laboratório de uma mistura asfáltica morna produzida com asfalto modificado por borracha moída, comparando-a com uma mistura quente. Para isso foi dosada uma mistura asfáltica do tipo SMA. Para a análise granulométrica dos agregados usados nessa pesquisa usou-se o método do peneiramento para a brita 0 (12,7 mm). Para o pó de pedra (4,8 mm) e o fíler foi usado o método da sedimentação DNIT ME 051/94. Depois de definido o traço foram moldados corpos de prova para realização dos ensaios previstos na pesquisa. Para os corpos de prova moldados a quente os agregados foram aquecidos em estufa à temperatura de 190 °C e o ligante asfalto borracha aquecido a 175 °C, mesma temperatura usada para mistura. Terminada a mistura, os corpos foram moldados a 165 °C, com a aplicação de 50 golpes do soquete Marshall em cada face. Verificou-se o desempenho da mistura morna com asfalto borracha, em laboratório, por meio de ensaios de estabilidade Marshall, resistência à tração, dano por umidade induzida e desgaste Cantabro. Os resultados obtidos foram comparados com os de uma mistura quente usando-se a análise de variância. A grande vantagem das misturas mornas é a redução na temperatura de mistura e compactação (GANDHI, 2008). A redução de temperatura  Menor emissão de* Menor consumo de energia; *produz outros benefícios como:   Maior*gases de efeito estufa (CO2) e poluentes (CO, SO2 e NOx);  trabalhabilidade, facilitando o trabalho manual, em especial na construção de  Maior eficiência de compactação.*juntas; Os ensaios realizados nos permitiram compor o traço ideal com o percentual ótimo de asfalto modificado por borracha reciclada de pneus, que futuramente será usado como parâmetro para determinação das características da mistura, bem para o aprimoramento da mesma.

Publicado

19-06-2013