NOVOS MÉTODOS NO ENSINO DE QUÍMICA - QUÍMICA HABITUAL

Autores

  • João Paulo Werdan Curty Estephaneli
  • Sarah da Silva Ferrera

Palavras-chave:

Métodos Química, Habitual

Resumo

Química Habitual Projeto com objetivo de auxiliar alunos quanto a realização de exercícios, explicação de conteúdo, suprindo-os com apostilas, um blog atualizado semanalmente, com conteúdos habituais. Para os professores um material cheio de idéias e novidades para o ensino de química, ampliando o horizonte dos alunos sem gastar quase nada e saindo do ambiente monótono e ás vezes até mesmo chato de uma sala de aula. O projeto também conta com um blog atualizado semanalmente, com conteúdos voltados para pessoas de todas as idades, mas principalmente para o público mais jovem, com temas do dia-a-dia, que despertam o interesse do aluno na disciplina, trabalhando como e porque as coisas acontecem; além de experiências na área, apostilas. Uma forma de interação com alunos que tem dado certo, mostrando a química de uma outra forma... Para os professores o projeto conta com um material, em fase de construção, para apoio em sala de aula na realização de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, que custam muito pouco, que estimulam os alunos na disciplina, utilizando assuntos importantes. O projeto Novos Métodos no Ensino de Química, iniciou-se em abril de 2011, assim ainda estamos em fase de pesquisa e por isso não temos material o suficiente para \"aplicar\" para aos alunos e nesse tempo também não há possibilidades de perceber algum resultado positivo ou negativo. Quanto ao projeto Química Habitual, um projeto que dura pouco mais de um ano, e que conta com monitorias semanais e com um blog (quimicahabitual.blogspot.com), atualizado semanalmente, com conteúdos habituais, com exercícios, a química no dia a dia, experiências, curiosidades e etc. A ideia do blog foi muito bem recebida pelos alunos, chegamos em pouco menos de seis meses a mais de dois mil acessos. Como aluno vejo como é importante que a química saia do \"papel\", do átomo e se torne prática, com exemplos do dia a dia e seja “uma relação constante entre o macro e o micro para que se estabeleçam confrontos entre o fenômeno e a explicação,...\"(Revista QNEsc)e é isso que tento provar todos os di

Publicado

21-06-2013