MÉTODO DE ANÁLISE POR ENVOLTÓRIA DE DADOS PARA AVALIAÇÃO DE UM NICHO DE TELEVISORES NO MERCADO NACIONAL

  • Mariane Rangel de Matos
  • Henrique Rego Monteiro da Hora
  • Cristine Nunes Ferreira

Resumo

No período de 2011 à 2016 houve um aumento de 17,2% de unidades de habitaçãodestinadas ao setor de turismo necessitando de uma modernização constante nos serviçosoferecidos. Desta forma, é recomendado a aquisição de aparelhos de televisão com tecnologiano mínimo DTV. Aplicou-se o modelo de análise envoltória de dados, Data EnvelopmentAnalysis (DEA), para avaliar a eficiência na aquisição de aparelhos de televisão. Foramavaliados dezesseis aparelhos de várias marcas que estão disponíveis no mercado nacional.As variáveis consideradas foram a potência e o preço como inputs e o tamanho da tela comooutput. Dentre os modelos DEA, optou-se pelos modelos CCR e BCC. Um dos resultadosalcançados com esse método foi a possibilidade de distinguir os aparelhos eficientes dosineficientes, encontrando dois tipos de aparelhos eficientes auxiliando na aquisição dasmercadorias. Outro resultado interessante foi a possibilidade de otimizar o mercado buscandomeios para mudança nos produtos oferecidos visando atender a demandas como menorespreços e menor consumo de energia. Essa otimização foi feita usando o método BCC onde foiencontrado quatro aparelhos eficientes. O trabalho mostra a viabilidade da aplicação do DEApara ajudar na tomada de decisão e promover a melhoria nos produtos ofertados
Publicado
21-12-2018