UMA ABORDAGEM HÍBRIDA PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO RODÍZIO DE TRIPULAÇÕES

  • Matheus Guedes Vilas Boas Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Computação - Ouro Preto, MG, Brasil

Resumo

 Este trabalho lida com a resolução do Problema do Rodizio de Tripulações (PRT). Considerando um horizonte de planejamento de sete semanas, o problema considera a minimização do numero de tripulações e a minimização do somatório das horas extras e horas ociosas de cada funcionário. Para resolução do PRT, uma abordagem híbrida ´e proposta, combinando um modelo de programação inteira (PI) e a metaheurística Busca em Vizinhança Variável (VNS). O modelo exato lida com a alocação de tripulações `as jornadas nos dias ´uteis, enquanto que a metaheurística VNS lida com esta alocação aos sábados e domingos. Os experimentos computacionais avaliam o desempenho da abordagem proposta em relação `a duas bases de dados geradas aleatoriamente e os resultados encontrados s˜ao melhores do que os resultados encontrados em outro trabalho da literatura, no que tange ao tempo computacional gasto.

Biografia do Autor

Matheus Guedes Vilas Boas, Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Computação - Ouro Preto, MG, Brasil
Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Computação - Ouro Preto, MG, Brasil
Publicado
22-12-2018