ESTUDO COMPARATIVO DE RIGIDEZ TORCIONAL DE UM CHASSI SPACE FRAME DO TIPO BAJA SAE

Autores

  • Emanuel Francisco Nogueira de Queiroz -
  • Arlindo Pires Lopes -
  • Adriana Alencar Santos -
  • Pedro Henrique Ferreira Guimarães -
  • Jéssica Adriane Campelo Guimarães -
  • Gilda Gabrielly Souza de Andrade -
  • Hilnner Leal Tavares Farias -

Resumo

Este trabalho simula as condições de esforços torcionais na dianteira de um protótipo Baja SAE durante a passagem por terrenos acidentados, avaliando a rigidez torcional da estrutura e otimizando seus pontos críticos. No método de análise, a modelagem da geometria foi realizada no software Autodesk Inventor® e a modelagem matemática no software Ansys®. Preparando a análise, foram aplicados os parâmetros da malha em elementos finitos bem como as cargas torcionais e as condições de contorno, na estrutura original e em uma outra versão com a adição de elementos treliçados. Como resultados, a rigidez da estrutura modificada atingiu um ganho de 69,84%, no valor de 1169,2 N.m/º, aceitável dentro da literatura, bem como as frequências naturais aumentaram 5,21%, mostrando o estudo modal como outra alternativa de complementar o estudo de rigidez.

Biografia do Autor

  • Emanuel Francisco Nogueira de Queiroz, -
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  • Arlindo Pires Lopes, -
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  • Adriana Alencar Santos, -
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  • Pedro Henrique Ferreira Guimarães, -
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  • Jéssica Adriane Campelo Guimarães, -
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  • Gilda Gabrielly Souza de Andrade, -
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  • Hilnner Leal Tavares Farias, -
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Publicado

22-12-2018