UTILIZAÇÃO DE UM ALGORITMO DE ASSOCIAÇÃO PARA A DESCOBERTA DE ASPECTOS RELACIONADOS À REPETÊNCIA ESCOLAR

Autores

  • Stella Oggioni da Fonseca Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico – Nova Friburgo, RJ, Brasil
  • Adriana da Rocha Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico – Nova Friburgo, RJ, Brasil
  • Anderson Amendoeira Namen Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico e Universidade Veiga de Almeida – Nova Friburgo, RJ, Brasil

Resumo

O presente artigo efetua um estudo exploratório acerca de aspectos relacionados à repetência escolar dos alunos do 9o ano do ensino fundamental, residentes no Estado do Rio de Janeiro. Por intermédio dos dados coletados pela Prova Brasil, analisam-se características ligadas aos discentes que estão associadas à repetência. Para a extração destas informações, foram conduzidas etapas de limpeza e tratamento dos dados e a aplicação do algoritmo de associação Apriori, utilizado na etapa de mineração de dados. São apresentadas conclusões a respeito do modelo gerado e dos resultados obtidos.

Biografia do Autor

  • Stella Oggioni da Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico – Nova Friburgo, RJ, Brasil
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico – Nova Friburgo, RJ, Brasil
  • Adriana da Rocha Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico – Nova Friburgo, RJ, Brasil
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico – Nova Friburgo, RJ, Brasil
  • Anderson Amendoeira Namen, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico e Universidade Veiga de Almeida – Nova Friburgo, RJ, Brasil
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico e Universidade Veiga de Almeida –Nova Friburgo, RJ, Brasil

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Publicado

22-12-2018