Sobre a Revista

Foco e Escopo

As publicações da Essentia Editora são de caráter acadêmico. Podem ter suporte em papel, CD-ROM, DVD-ROM ou livro digital, organizadas sob forma de:

- obras técnico-científicas;

- séries especializadas e temáticas;

- inventários/catálogos/guias/manuais;

- coletâneas;

- anais de congressos, seminários, semanas, e outros eventos promovidos pelos Cursos, Núcleos de Pesquisa e Programas de Pós-Graduação.

Observação: Conforme determinação da Biblioteca Nacional, recebem ISBN apenas os eventos que acontecerem em uma única edição; se forem periódicos, recebem ISSN e serão publicados somente em formato de CDs financiados pelos promotores do evento. A seleção de textos para publicação em anais é de inteira responsabilidade da comissão científica. 

 

Não serão publicadas:

- obras didáticas e paradidáticas;

- relatos de experiências de pesquisa;

- relatórios de pesquisa;

- literatura (poesia, romance, novela, contos, literatura infanto-juvenil, peça teatral), livros de autoajuda e textos apostilados.

Processo de Avaliação pelos Pares

                Após o recebimento da proposta de publicação pela Editora, o Conselho Editorial designará um de seus membros para realizar uma avaliação preliminar da obra e, posteriormente, apresentá-la em forma de parecer aos demais, que deliberarão sobre o assunto. Nessa análise, o relator deverá indicar um parecerista para avaliação técnica do texto, caso seja necessário.

                O parecerista terá 60 (sessenta) dias, a contar da data do encaminhamento dos originais, para apresentar seu relatório, podendo esse prazo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

                O parecerista indicado para análise deverá, obrigatoriamente, ter nível de formação igual ou superior ao do(s) autor(es) da obra e analisará o trabalho em todo o seu conteúdo.

                A aceitação da obra para publicação dependerá do parecer. Em caso de dissenso, a juízo do Conselho Editorial, uma cópia dos originais poderá ser encaminhada a um segundo parecerista.

              O parecerista receberá uma declaração pelo serviço prestado para fins de currículo.

              Durante suas reuniões, o Conselho Editorial decidirá à vista dos pareceres: a) se forem favoráveis, sem sugestões por parte do parecerista, o trabalho será encaminhado para editoração; b) se houver sugestões, o trabalho será encaminhado ao(s) autor(es) para atendimento ou justificativas; e c) se a proposta não for aceita, será devolvida ao(s) autor(es) com as devidas justificativas. Com relação ao item b, assim que o autor devolver o texto a Essentia Editora, esta o enviará ao parecerista ou a um dos conselheiros, para conferência do atendimento às sugestões apresentadas.

                 Do parecer conclusivo do Conselho Editorial, não caberá recurso por parte do(s) autor(es) da obra.