Edital de fomento para buscar o público da EJA para Certificação de Saberes e elevação de escolaridade: uma proposta metodológica do IFSC

Autores

  • Claudia Hickenbick
  • Elenita Eliete de Lima Ramos
  • Fernando Augusto Groh de Castro Moura
  • Sandra Reis Fachinello
  • Orlando Rogério Campanini

Resumo

  O texto tem por objetivo descrever uma metodologia de trabalho do Projeto educativo para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), cuja concepção teve como principal motivação a inclusão de trabalhadores-estudantes na instituição. Tal projeto é direcionado a grupos de trabalhadores maiores de 18 anos que buscam o reconhecimento formal de saberes e competências adquiridos na trajetória de vida e trabalho, por meio de processos de reconhecimento e certificação de saberes (Certific). Pretende alcançar, também, jovens e adultos com 15 anos ou mais que interromperam seus estudos, pelos mais variados motivos, e que ainda encontram dificuldades para terem acesso à educação básica integrada à educação profissional (Proeja) em instituições de excelência como são os Institutos Federais. A metodologia, que busca integrar ensino e extensão, consiste no lançamento de editais para apoiar financeiramente a realização de busca ativa de trabalhadores-estudantes, público da EJA, para a instituição. Os resultados dessa metodologia têm se mostrado um caminho promissor para a instituição cumprir parte de sua missão, que é promover a inclusão e formar cidadãos por meio da educação profissional.  

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Publicado

05-09-2019

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