O sistema de acesso ao restaurante institucional do Instituto Federal do Piauí – campus Floriano

Autores

  • Odimógenes Soares Lopes
  • Marina Vasconcelos Almeida Lima

Resumo

O Campus Floriano do Instituto Federal do Piauí (IFPI), em funcionamento desde 1994, constitui-se como um polo educacional que oferece Educação Profissional Técnica e Científica de qualidade no interior do Piauí. Atualmente, possui quase 1.200 alunos em 11 cursos (técnicos, de tecnologia, licenciatura e mestrado), mais de 80 docentes e 60 servidores técnico-administrativos. Um dos serviços mais importantes prestados aos alunos e servidores é o Restaurante Institucional (RI), onde diariamente são ofertadas 600 refeições (400 no almoço, 200 no jantar). Até 2015, para o acesso dos alunos ao RI, era cobrada uma taxa, por meio da venda de tickets impressos em papel, em um local específico, por um servidor. Quando foi desenvolvido e implantado o Sistema de Acesso ao Restaurante Institucional (SARI) – um sistema informatizado que controla o acesso às refeições do RI pela internet, com reserva (sem custo para alunos) ou compra (para servidores) – eliminou-se o atendimento indevido ao público externo e reduziu-se o tempo de espera nas filas, tornando mais simples e eficiente a identificação dos usuários. Com essa informatização, os usuários acessam o SARI, com login e senha, e solicitam a refeição, em horários determinados, sempre até 1 hora e 30 minutos do início do fornecimento das refeições. Atualmente as reservas ocorrem por prioridades, considerando o turno de aula dos alunos. A entrada dos usuários no RI é controlada pela leitura ótica do cartão (carteira institucional). Dessa maneira, a nutricionista pode calcular a quantidade exata de alimentos que deve ser preparada, evitando assim excessos ou falta de alimentos. Com a implantação do SARI, foi aprimorado o funcionamento do RI, evitando a impressão e venda de tickets diariamente, além da utilização de servidores para tal finalidade. Observamos também um aumento no acesso dos alunos ao RI, considerando que o serviço tornou-se gratuito e mais prático para os alunos.

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Publicado

05-09-2019

Edição

Seção

Versão digital em capítulos