Museu de Ciências: uma forma lúdica de promover a alfabetização científica

Autores

  • Luciano Rezende Moreira Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Nivaldo Batista Nascimento Filho Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Milena Firmino Zani Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Luana Borges Scarpini de Brito Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana
  • João Pedro Almeida Caetano Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Maria Virgínia Claudino Ribeiro Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

Palavras-chave:

Museu de Ciências. Popularização científica. Coleção entomológica.

Resumo

A Casa dos Insetos do Instituto Federal Fluminense, campus Bom Jesus do Itabapoana, funciona fundamentalmente como um museu entomológico (insetos e aracnídeos) e promove atividades interativas como criação de formigas, abelhas e insetos considerados pragas na agricultura, assim como os demais insetos úteis, principalmente os inimigos naturais. O público visitante pode ver, in loco, os insetos fixados na coleção entomológica e perceber vários aspectos de sua anatomia, observar os diferentes hábitos de alimentação (tipos de aparelhos bucais), notar as várias formas de locomoção (tipos de asas e pernas) e de comunicação (tipos de antenas), etc. O objetivo do projeto é a popularização da ciência, em especial da entomologia, e visa estimular a interação recreativa e educativa entre estudantes e professores, a fim de despertar o interesse sobre o intrigante mundo dos insetos e do meio ambiente. Importante destacar que museus e centros de ciências aparecem como alternativas de espaços não formais de aprendizagem articulados com a formação docente. Tem-se como meta, inclusive, uma atuação futura de licenciandos nesses locais. Desse modo, a parceria museu-escola justifica-se como um espaço educativo que envolve diversos agentes da educação básica. São atendidos alunos de escolas públicas da região, em dias úteis, no horário dos turnos de aulas do campus. A maior procura tem sido por turmas do segundo segmento do ensino fundamental. As visitas são programadas mediante agendamento prévio. Para aquelas escolas que tenham dificuldade em transportar seus alunos até o campus, é possível levar o acervo até a escola solicitante. A formação de novas atitudes que favoreçam o exercício da cidadania, a preservação do ambiente e a promoção da saúde e do bem-estar aos estudantes envolvidos nestas visitas e demais "amigos da ciência" é parte do resultado apresentado, comprovado por meio de relatos de alunos e professores.

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