O estudo de caso e sua relação com o ensino médio integrado: a experiência do campus Santo Antônio de Pádua do Instituto Federal Fluminense

  • Paulo Victor Padrão Lopes Instituto Federal Fluminense campus Santo Antônio de Pádua
  • Camila Mendonça Romero Sales Instituto Federal Fluminense campus Santo Antônio de Pádua
  • Arthur Rezende da Silva Instituto Federal Fluminense campus Santo Antônio de Pádua
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Politecnia. Estudo de caso.

Resumo

Um dos desafios dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia é a consolidação da modalidade de ensino médio integrado. Como não há uma única forma de se efetivar a integração parte-todo, teoria-prática e conteúdos propedêuticos e técnicos, este resumo tem por objetivo compartilhar uma experiência na implementação do estudo de caso como uma atividade integradora no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) campus Santo Antônio de Pádua. O estudo de caso teve como público-alvo os alunos do segundo ano do ensino médio integrado ao Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais. A referida atividade constitui uma tentativa de materialização da proposta educacional do IFFluminense de Santo Antônio de Pádua, cuja inspiração é a politecnia, que tem como um de seus fundamentos o trabalho como princípio educativo e a integração entre os conteúdos disciplinares e áreas do conhecimento. Divididos em grupos, os alunos se lançaram à resolução de estudos de caso temáticos na área de Automação Industrial, dialogando com a comunidade na qual estão inseridos e considerando as áreas de Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos em suas propostas. Desta maneira, as atividades integradoras incentivaram a busca por soluções inovadoras, o aprimoramento do pensamento crítico e o fortalecimento do trabalho em equipe, contribuindo assim, para o desenvolvimento da autonomia discente através do rompimento da mecanização do ensino. Um outro importante resultado desta experiência foi a provocação das discussões relativas às possibilidades e desafios da utilização da metodologia da problematização como recurso didático no ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica.