Videoaulas e Objeto de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem de Proporcionalidade no Ensino Fundamental

Autores

  • Jackeline Maria dos Santos Pereira IFFluminense
  • Sinária Cristina Oliveira Ribeiro Moreeuw Universidade Salgado de Oliveira
  • Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto IFFluminense

Palavras-chave:

Videoaulas. Objeto de Aprendizagem. Proporcionalidade.

Resumo

Tecnologias digitais, em particular videoaulas e Objetos de Aprendizagem, podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Proporcionalidade, visto que viabilizam o estudo do tema de forma mais autônoma. O estudo de Proporcionalidade apresenta significativa importância por estar presente em diversas situações do dia a dia. Neste sentido, este trabalho apresenta a análise da utilização de videoaulas e de um Objeto de Aprendizagem Digital (OA), previamente selecionados pelas pesquisadoras, na perspectiva da metodologia Sala de Aula Invertida no estudo do referido tema em uma turma de 7? ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram percorridas as seguintes etapas: i) investigação de trabalhos que utilizam videoaulas no estudo de Proporcionalidade; ii) análise e seleção de videoaulas e OA sobre o tema; iii) disponibilização, no aplicativo WhatsApp, das videoaulas selecionadas; iv) experimentação das atividades do OA selecionado; v) resolução de exercícios sobre proporcionalidade. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram observações, respostas das atividades propostas pelo AO digital, respostas de exercícios sobre o tema em estudo e questionário. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. Os resultados obtidos foram analisados sob a perspectiva sócio-histórica. Estes sinalizaram que a utilização de videoaulas contribuiu para o referido estudo, visto que a maior parte dos alunos mostrou-se bastante interessada e realizou as atividades propostas de forma dinâmica e autônoma. Atribui-se tal autonomia ao fato de os alunos terem tido contato com o conteúdo previamente à aula e, a partir disso, poderem dar continuidade em sala de aula ao processo de ensino e aprendizagem com a socialização do conhecimento construído.   Vale ressaltar que a participação efetiva do professor nesse processo é indispensável, na seleção e elaboração de materiais. De maneira geral, todas as atividades propostas foram avaliadas positivamente pelos alunos.

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