Obstáculos Epistemológicos relacionados à Função Afim: uma pesquisa com licenciandos

Autores

  • Vanderlane Andrade Florindo Tavares Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro
  • Silvia Cristina Freitas Batista Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro
  • Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

Palavras-chave:

Obstáculos Epistemológicos. Análise de Erros. Função Afim.

Resumo

Buscando melhor entendimento das dificuldades de alunos do Ensino Superior sobre Função Afim, o presente trabalho tem por objetivo analisar Obstáculos Epistemológicos (OE) relacionados ao tema, uma vez que esses obstáculos são, muitas vezes, responsáveis por erros. Um OE pode ser entendido como um conhecimento válido em certo contexto, mas que se torna um dificultador para a aquisição de um novo conhecimento. Por exemplo, o conhecimento sobre proporcionalidade é, muitas vezes, aplicado em contextos para os quais não é válido e, dessa forma, se torna um obstáculo para a compreensão de novos conteúdos. Para alcançar o objetivo traçado foi promovida uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada por meio de um curso no ambiente virtual Moodle, tendo como participantes 10 licenciandos em Ciências da Natureza, de uma Instituição Federal. Os dados analisados neste trabalho foram coletados por meio de pré e pós-teste, ambos compostos por questões discursivas. As respostas dos licenciandos, apresentadas nesses testes, foram analisadas e os erros foram categorizados de acordo com a metodologia de pesquisa Análise de Erros. Após a categorização dos erros, estes foram novamente analisados tendo em vista a identificação de OE. Alguns dos OE identificados foram: i) considerar a Função Afim como um caso geral para problemas de função; ii) não fazer distinção entre variável dependente e independente; iii) pensar no gráfico da função como um modelo que não precisa ser fiel à mesma; iv) considerar funções como equações. Ressalta-se que nem todos os erros identificados são decorrentes de OE, mas todos os participantes da pesquisa apresentaram algum OE relacionado à Função Afim. Os resultados obtidos podem contribuir para um melhor entendimento das inúmeras dificuldades apresentadas por estudantes nos períodos iniciais do Ensino Superior de cursos relacionados à área de exatas.

Downloads