Projeto de Nivelamento em Matemática Básica

Autores

  • Pâmella de Alvarenga Souza IFFluminense campus Avançado São João da Barra

Palavras-chave:

Projeto. Nivelamento. Matemática.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever um projeto elaborado para melhorar o índice de aproveitamento em Matemática dos alunos que ingressaram no Instituto Federal Fluminense campus Avançado São João da Barra, 2016. Percebendo as dificuldades dos alunos no ano anterior e com o intuito de melhorar esses problemas, foi elaborado o projeto Nivelamento em Matemática Básica, para que os alunos conseguissem chegar mais preparados ao enfrentar novos conteúdos e desafios. Com o projeto, se almejava que os alunos ingressantes resgatassem o desejo do autoconhecimento, superassem as dificuldades e o medo da Matemática, proporcionando uma nova forma de conhecimento. O projeto foi elaborado pela professora regente da instituição. Teve a participação de 110, sendo eles maioria da 1ª. série do Ensino Médio Integrado e pequena parte de alunos do Curso Técnico de Eletromecânica.  Foram divididos em quatro grupos. Ocorreram 36 aulas, com o intuito de revisar os conteúdos dados nos anos finais do Ensino Fundamental, pois serão utilizados nas disciplinas subsequentes dos cursos de Petróleo e Gás, Construção Naval e Eletromecânica. As aulas ocorriam três vezes na semana, com duração de 2h/a. A professora contou com o apoio de quatro licenciandos de Matemática dos últimos períodos de uma Instituição próxima, ficando cada um responsável por um grupo, e a professora regente os auxiliando. Foram utilizadas apostilas envolvendo problemas do cotidiano e questões do Enem. Após as aulas, os alunos foram avaliados pela assiduidade e por uma atividade similar à do primeiro dia, com a finalidade de verificar o seu desenvolvimento ao longo do projeto. Em análise posterior, concluiu-se que houve uma melhora significativa nas aulas de matemática, tornando os alunos mais interessados. 

Downloads