História da várzea do médio rio Paraíba do Sul: estado atual do projeto de Reerguimento Econômico do Vale do Paraíba

Autores

  • Ademir Pereira dos Santos
  • Ademir Fernando Morelli
  • Benedito Assagra Ribas de Mello
  • Flávio B. Mourão
  • George Rembrant Gutlich

Palavras-chave:

Rio Paraíba do Sul. Vale do Paraíba. Rizicultura. Planejamento. DAEE.

Resumo

O artigo trata da história da construção de uma paisagem rural e industrial vinculada ao plantio do arroz, a pecuária, a extração de areia entre outros usos que coexistem e conflitam-se ao longo do rio Paraíba do Sul em sua porção paulista. As obras que transformaram este ambiente num espaço produtivo foram realizadas pelo Serviço do Vale do Paraíba do Departamento de Águas e Energia Elétrica, que desde a criação do órgão em 1951 construiu e mantém um sistema de diques, polders, associado a um extenso projeto de aproveitamento hidroelétrico da bacia do rio do Paraíba do Sul em território paulista. No entanto, a região é conhecida devido ao parque industrial que ali se formou desde os últimos anos do século XIX. O objetivo deste texto é relatar os resultados de uma pesquisa interdisciplinar sobre os usos da várzea do médio Rio Paraíba do Sul. Busca-se caracterizar a várzea como um segmento da paisagem industrial do Vale do Paraíba, região, marcada pela extensão e exuberância das encostas das serras, do Mar e Mantiqueira, e da veemência visual dos grandes e tradicionais conjuntos fabris.

Biografia do Autor

  • Ademir Pereira dos Santos
    Arquiteto pela UEL, doutor pela FAUUSP. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo e do programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Unitau, Universidade de Taubaté, SP. Pesquisador do GEPTC, Grupo de Estudos da Paisagem, Território e Cultura.
  • Ademir Fernando Morelli
    Professor do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Taubaté. Pesquisador do GEPTC. Arquiteto pela UBC mestre pela Unitau em Ciências Ambientais. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo e pesquisador do GEPTC.
  • Benedito Assagra Ribas de Mello
    Arquiteto pela UBC mestre pela Unitau em Ciências Ambientais. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo e pesquisador do GEPTC.
  • Flávio B. Mourão
    Arquiteto, PUC Campinas, mestre pela FAUUSP. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unitau, SP. Pesquisador do GEPTC
  • George Rembrant Gutlich
    Artista Plástico pela Faculdade de Belas Artes de SP e doutor pela Unicamp. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional e pesquisador do GEPTC.

Downloads