Consumo operacional de combustível de uma colheitadeira de cana-de-açúcar

Autores

  • Carmen Maria Coimbra Manhães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Avançado Pedro Afonso/TO
  • Ricardo Ferreira Garcia Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ
  • Delorme Correa Júnior Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras/MG
  • Francisco Maurício Alves Francelino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Avançado Pedro Afonso/TO
  • Cristóbal Soto Solano Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Helenilson Oliveira Francelino Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n22018p171-179

Palavras-chave:

Cosechadora Case IH A4000, Datalogger, Saccharum spp

Resumo

Trabalhos realizados têm mostrado que a utilização de colhedoras de maiores capacidades operacionais tem proporcionado menores consumos de combustíveis por área colhida e, consequentemente, menores custos operacionais. Este trabalho teve como objetivo a obtenção do consumo horário e efetivo de combustível da colhedora CASE IH A4000 durante operação de colheita mecanizada de cana crua. O estudo foi realizado em uma lavoura de cana-de-açúcar sistematizada para a colheita mecanizada em área pertencente a um cooperado da Coagro (Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro Ltda.) no município de Campos dos Goytacazes/RJ. A variedade de cana-de-açúcar avaliada foi a RB867515 em seu terceiro corte. O sistema de aquisição automática de dados foi constituído de um sensor de fluxo volumétrico para determinação do fluxo de combustível, além de um coletor de dados (Datalogger) e de um sistema de posicionamento global (GPS). Para determinar o consumo horário de combustível, foram utilizados os dados obtidos pelo sensor de fluxo de combustível. O consumo horário de combustível foi 33,9 L.h-1. O consumo efetivo foi estimado em 1,84 L. ton-1. O consumo horário de combustível e o consumo efetivo da colhedora CASE IH A4000 foram maiores que o dobro do estipulado pelos fabricantes da máquina, significando que o consumo está muito além do desejável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Maria Coimbra Manhães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Avançado Pedro Afonso/TO

Doutora em Produção Vegetal. Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Avançado Pedro Afonso/TO – Brasil. E-mail: carmenmanhaes@yahoo.com.br.    

Ricardo Ferreira Garcia, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Associado do Laboratório de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: garcia@uenf.br.

Delorme Correa Júnior, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras/MG

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Lavras/MG – Brasil. E-mail: delormeminas@hotmail.com.

Francisco Maurício Alves Francelino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Avançado Pedro Afonso/TO

Mestrado em Produção Vegetal/Experimentação Agropecuária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Avançado Pedro Afonso/TO – Brasil. E-mail: francisco.francelino@ifto.edu.br.

Cristóbal Soto Solano, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes/RJ

Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: csoto@uenf.br.

Helenilson Oliveira Francelino, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes/RJ

Graduado em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: helenilsono1@hotmail.com.

Publicado

30-08-2018

Como Citar

MANHÃES, C. M. C.; GARCIA, R. F.; CORREA JÚNIOR, D.; FRANCELINO, F. M. A.; SOTO SOLANO, C.; FRANCELINO, H. O. Consumo operacional de combustível de uma colheitadeira de cana-de-açúcar. Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 171–179, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n22018p171-179. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/10011. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)