Nietzsche educador: o processo artístico de tornar-se o que se é…

Autores

  • Vilmar Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n22018p239-248

Palavras-chave:

Arte, Educação, Vida, Valores, Nietzsche

Resumo

Este texto visa pensar a educação enquanto processo artístico de formação do humano e da existência humana. Na esteira das críticas que apontam o processo formativo como homogeneização e redução do tipo humano a uma única formação, este ensaio vislumbra a possibilidade de uma educação para a singularidade. Pensando com Nietzsche, metodologicamente se situa para além de um elencar premissas e defender argumentos, intentando explicitar, narrar e propor pensamentos radicais sobre educação e vida. Assim, arregimenta a arte enquanto um elemento que permite pensar a educação para além das necessidades imediatas, a arte enquanto instrumento que autoriza pensar uma educação para a vida, não para um ofício nem para um acúmulo de conhecimento. Uma formação para tornar-se o que se é, sem um juízo prévio do que deveríamos ser, mas sim uma abertura para as múltiplas perspectivas de configuração do humano. Provocado pelo tema, projeta algumas características de uma educação, de um educador e de um educando imbuídos em um processo artístico, no qual a vida é a obra de arte. Pressupõe que a vida é devir e que nossas teorias pedagógicas não dão conta deste mover existencial, então provoca pensar uma educação como processo artístico, sem finalidades últimas, mas um constante tornar-se o que se é.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vilmar Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC
    Doutorando em Educação no PPGE/UFSC - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis/SC – Brasil. E-mail: vilmarmartins@hotmail.com.

Publicado

30-08-2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Nietzsche educador: o processo artístico de tornar-se o que se é…. Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 239–248, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n22018p239-248. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/10023.. Acesso em: 20 abr. 2024.