A escola e as relações de convivência na contemporaneidade: Interfaces entre Educação e Sociedade

Autores

  • Josemar Farias da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Campus Eirunepé/AM
  • Selma Suely Baçal de Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus/AM
  • Laudicea Farias da Silva Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco (SEED-PE)

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n32018p317-325

Palavras-chave:

Preconceito, Escola, Violência, Convivência, Cooperação

Resumo

Este artigo buscou a partir de referenciais teóricos críticos, estabelecer interlocuções com o pensamento educacional de diversos autores que problematizam e assim contribuem para compreensão da escola, do currículo, das práticas educativas institucionalmente estabelecidas e da sociedade e suas formas de estruturação e funcionamento. Imperativo ante o contexto em que vivemos, refletir acerca do preconceito e da intolerância no ambiente escolar, este último devendo ser compreendido em seus determinantes históricos, sociais, políticos e culturais. Por fim, verificamos a necessidade de se colocar a escola numa outra direção, que não seja de promotora do hiperindividualismo e da competição, mas da cooperação, do diálogo e do respeito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josemar Farias da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Campus Eirunepé/AM
    Professor do Instituto Federal do Amazonas Campus Eirunepé. Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Manaus/AM – Brasil. E-mail: josemar.silva@ifam.edu.br.
  • Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus/AM
    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Manaus/AM – Brasil. E-mail: selmabacal@ufam.edu.br.  
  • Laudicea Farias da Silva, Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco (SEED-PE)
    Especialista em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Gestora Educacional na EREM Profa. Benedita de Morais Guerra – Macaparana/PE – Brasil. E-mail: laudfarias@hotmail.com  

Publicado

07-12-2018

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

A escola e as relações de convivência na contemporaneidade: Interfaces entre Educação e Sociedade. Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 317–325, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n32018p317-325. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/10595.. Acesso em: 29 mar. 2024.