Benefícios de um Programa de Intervenção Fonológica Intensiva: Estudo Preliminar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n12019p83-96

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino Fundamental, Alfabetização, Intervenção Precoce, Leitura

Resumo

Este estudo objetivou verificar os benefícios de um programa de intervenção fonológica intensiva em escolares do 2º ano do ensino fundamental. Participaram deste estudo 20 escolares distribuídos em quatro grupos, sendo GIE e GIIE (grupo experimental); GIC e GIIC (grupo controle), submetidos e não submetidos à intervenção fonológica intensiva, para verificar eficácia interventiva. Foi aplicado o Instrumento de Avaliação Cognitivo-Linguístico adaptado e a Intervenção Fonológica Intensiva. Os resultados indicaram que houve desempenho estatisticamente significante para GIE e GIIE submetidos à intervenção intensiva com as habilidades fonológicas. Podemos concluir que o programa de intervenção fonológica intensivo foi eficaz para essa população.    

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Nova Friburgo/RJ
    Doutorado (2013) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FFC/UNESP). Fonoaudióloga Pesquisadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia FFC/UNESP. Docente do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia (FEF/UFF) – Nova Friburgo/RJ – Brasil. E-mail: claudiasilvafono@yahoo.com.br.
  • Isadora Morgado Pinheiro Neves, Universidade Federal Fluminense (UFF), Nova Friburgo/RJ
    Discente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Nova Friburgo/RJ – Brasil. E-mail: isampneves@gmail.com.

Publicado

03-05-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Benefícios de um Programa de Intervenção Fonológica Intensiva: Estudo Preliminar. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 83–96, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n12019p83-96. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/11617.. Acesso em: 19 abr. 2024.