Uso do poliestireno expandido como agregado em concreto leve: conceituação, aplicações e estado da arte

Autores

  • Antônio Marcos da Silva Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Campus Curvelo/MG
  • Lourdiane Gontijo das Mercês Gonzaga Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Campus Curvelo/MG
  • Diêgo Fernandes Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Campus Curvelo/MG

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n32018p293-303

Palavras-chave:

Compósito cimentício, Concreto leve, Poliestireno expandido

Resumo

O concreto é um dos materiais mais consumidos no mundo. Entretanto, o uso de agregados convencionais adicionados à mistura está relacionado a uma série de impactos ambientais decorrentes da extração da matéria-prima. A utilização do poliestireno expandido (EPS) nas dosagens de concreto constitui-se como uma forma eficaz de garantir maior leveza à mistura, uma vez que possibilita a economia de agregado convencional. Embora seja um material compósito relativamente novo, o concreto leve com poliestireno expandido tem sido objeto de estudo em diversas universidades ao redor do mundo, principalmente em virtude de sua baixa massa específica e capacidade de isolamento térmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Marcos da Silva Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Campus Curvelo/MG

Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) Campus Curvelo/MG – Brasil. E-mail: ant.marcos.cvo@hotmail.com.

Lourdiane Gontijo das Mercês Gonzaga, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Campus Curvelo/MG

Doutora em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) Campus Curvelo/MG – Brasil. E-mail: lourdiane@cefetmg.br.

Diêgo Fernandes Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Campus Curvelo/MG

Graduação em Engenharia Civil pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas e Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Cidade de Guanhães. Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) - Campus Curvelo/MG - Brasil. E-mail: diegofernandes008@hotmail.com.

Publicado

07-12-2018

Como Citar

OLIVEIRA, A. M. da S.; GONZAGA, L. G. das M.; RIBEIRO, D. F. Uso do poliestireno expandido como agregado em concreto leve: conceituação, aplicações e estado da arte. Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 293–303, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n32018p293-303. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/11638. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos de revisão