Interculturalidade e Educação: abordando a Temática Indígena na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n12019p18-27

Palavras-chave:

Interculturalidade, Educação, Educação Indígena

Resumo

O debate sobre a diversidade cultural tem sido um dos principais temas de discussão no âmbito da educação. A Lei 11.645/2008 estabelece nas diretrizes e bases da educação nacional a inclusão, no currículo oficial da rede de ensino, da obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. Isso implica a necessidade de abordar a temática em questão no ensino e no currículo da educação básica, que abrange o ensino fundamental e médio. Nesse sentido, o presente estudo busca refletir sobre a importância da educação na perspectiva intercultural diante da presença dos diferentes povos, grupos sociais e culturas no contexto escolar. Diante disso, somos desafiados a pensar o quanto é importante que os processos educativos trabalhem na perspectiva de valorizar esses grupos sociais, seus diferentes costumes e seu modo próprio de ser e estar no mundo. Partindo dessa premissa e buscando contemplar também a lei supracitada, propomos possibilidades de trabalhar conteúdos que valorizem a cultura indígena e a realidade dos educandos.      

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regina Lima Andrade Gonçallo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG, Brasil
    Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Uberaba/MG – Brasil. E-mail: reginaysabella@gmail.com.    
  • Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG, Brasil
    Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP. Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Uberaba/MG – Brasil. E-mail: katosdan@gmail.com.      
  • Daniel Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG, Brasil
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru). Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Uberaba/MG – Brasil. E-mail: daniel.ovigli@uftm.edu.br.  
  • Elia Cristina Alves dos Santos, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG, Brasil
    Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Cursa Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Uberaba/MG – Brasil. E-mail: eliacristinaalves@hotmail.com. 

Publicado

03-05-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Interculturalidade e Educação: abordando a Temática Indígena na Educação Básica. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 18–27, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n12019p18-27. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/11662.. Acesso em: 28 mar. 2024.