Companhia Nacional de Álcalis: Perspectivas de ensino, pesquisa e extensão de forma interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n12019p28-40

Palavras-chave:

Estudos interdisciplinares, Álcalis, Pesquisa e extensão no IFRJ

Resumo

O artigo deriva da união de docentes do campus Arraial do Cabo, IFRJ, em torno da criação, existência e falência da Companhia Nacional de Álcalis no município de Arraial do Cabo. Trata-se de um esforço preliminar de criação de um corpus que possibilite ações comuns: atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao imbróglio causado pela empresa. Há um imenso passivo ambiental, composto por mudanças sociais e identitárias, poluição e transformações da paisagem e processos jurídicos. Sob o desenvolvimentismo a Álcalis foi criada; a ascensão de políticas neoliberais a privatizou; hoje a massa falida agoniza e provoca acirradas disputas.    

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Gilberto da Silva Carvalho, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Arraial do Cabo/RJ, Brasil
    Doutor em Psicologia (UFRJ). Professor de Sociologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Arraial do Cabo/RJ – Brasil. E-mail: joao.carvalho@ifrj.edu.br.
  • Murilo Minello, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Arraial do Cabo/RJ, Brasil
    Mestre em Ecologia (UFRJ). Professor de Ecologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Arraial do Cabo/RJ – Brasil. E-mail: murilo.minello@ifrj.edu.br.
  • Ana Paula da Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Arraial do Cabo/RJ, Brasil
    Doutora em Ecologia e Recursos Naturais (UENF). Professora de Biologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Arraial do Cabo/RJ – Brasil. E-mail: ana.paula@ifrj.edu.br.

Publicado

03-05-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Companhia Nacional de Álcalis: Perspectivas de ensino, pesquisa e extensão de forma interdisciplinar. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 28–40, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n12019p28-40. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/12492.. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)