Avaliação de calor ocupacional: estudo de caso ao longo da jornada diária de um motosserrista no Estado do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n22019p261-269

Palavras-chave:

Ambiente, Proteção, Clima

Resumo

As atividades laborais podem expor os trabalhadores a diversos riscos ocupacionais no segmento florestal brasileiro. Mais especificamente na colheita florestal semimecanizada, a atividade de motosserrista é uma que merece destaque, haja vista a variedade de agentes de risco a que essa função está exposta diariamente. Entre os diversos riscos aos quais o motosserrista está exposto, esta pesquisa realizou a avaliação do agente físico calor ocupacional em dois dias seguidos, no mês de julho de 2017, no munícipio de Almeirim no estado do Pará, e relacionou os resultados com o nível máximo permitido conforme normativa em vigor. Percebeu-se neste estudo que a exposição ao calor ocupacional ultrapassou o limite permitido em diversos períodos da jornada de trabalho, indicando a possibilidade de danos à saúde do trabalhador. Esta pesquisa também apresentou a impossibilidade de aplicar os resultados da avaliação de calor ocupacional de uma região para outra, pois os resultados podem variar conforme o clima, o dia e a época do ano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wanderson Lyrio Bermudes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santos (IFES) Campus Vitória/ES
    Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santos (IFES) Campus Vitória/ES – Brasil. E-mail: wbermudes@ifes.edu.br.
  • Luciano José Minette, Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa/MG
    Doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa/MG – Brasil. E-mail: minette@ufv.br.

Publicado

20-09-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação de calor ocupacional: estudo de caso ao longo da jornada diária de um motosserrista no Estado do Pará. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 261–269, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n22019p261-269. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/13000.. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)