Um estudo sobre a paisagem acústica de dois fragmentos de restinga da Região dos Lagos/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n32019p495-513

Palavras-chave:

Ecoacústica, Restinga, Monitoramento acústico

Resumo

A ecologia acústica, considerada uma nova ciência, estuda os padrões sonoros de um ambiente, através da análise dos fatores biofônicos, geofônicos e antropofônicos da paisagem acústica, que podem ser quantificados e qualificados. Neste trabalho, foi desenvolvido um sistema autônomo para captura e gravação da paisagem acústica de dois fragmentos de restinga do Rio de Janeiro, e elaborado um pequeno catálogo com a caracterização primária da paisagem acústica dessas áreas. Este trabalho permitiu iniciar um banco de dados para futuro monitoramento da qualidade ambiental da restinga da Região dos Lagos, além de apontar algumas sugestões de pesquisas futuras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliane Telles Moreira Bezerra de Jesús, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Arraial do Cabo/RJ
    Especialista em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras pelo IFRJ Campus Arraial do Cabo/RJ – Brasil. E-mail: julianetelles@hotmail.com.
  • Murilo Minello, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Arraial do Cabo/RJ
    Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Ecologia em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Arraial do Cabo/RJ – Brasil. E-mail: murilo.minello@ifrj.edu.br.
  • Fábio Contrera Xavier, Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM/UFF), Arraial do Cabo/RJ
    Mestre em Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ (2016) e Doutorando em Biotecnologia Marinha pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM/UFF) – Arraial do Cabo/RJ – Brasil. E-mail: fabio.contrera@marinha.mil.br.

Publicado

19-12-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Um estudo sobre a paisagem acústica de dois fragmentos de restinga da Região dos Lagos/RJ. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 495–513, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n32019p495-513. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/13262.. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)