Hip-Hop sem Lentes: Estudo de Caso Partindo da Experiência dos Bboys de Curitiba

Autores

  • Gabrielle de Souza Santos Instituto Federal do Paraná Campus Curitiba/PR
  • Dalvani Fernandes Instituto Federal do Paraná Campus Curitiba/PR

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n22019p292-309

Palavras-chave:

Hip-Hop, Mídia, Breaking, Jovens, Curitiba

Resumo

A cultura Hip-hop organizou-se nos guetos estadunidenses em 1970 e, com o processo de globalização, logo chegou às periferias brasileiras. Tomando como referência a cidade de Curitiba, verifica-se que os mesmos agentes que criminalizam o Hip-hop, como a grande mídia, apropriam-se e utilizam-se de seus elementos na indústria cultural em prol de interesses próprios, em geral, políticos e financeiros. Considerando que no início esse movimento foi ferramenta de resposta à repressão social, o que tal apropriação implica na manifestação e na dinâmica do Hip-hop com o indivíduo? Esta pesquisa busca problematizar essa questão utilizando métodos qualitativos em nosso recorte urbano.  

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Biografia do Autor

  • Gabrielle de Souza Santos, Instituto Federal do Paraná Campus Curitiba/PR
    Graduanda em Direito pela Universidade Positivo. Técnica em Informática pelo Instituto Federal do Paraná Campus Curitiba/PR – Brasil. E-mail: gabriellesantos.contact@gmail.com.
  • Dalvani Fernandes, Instituto Federal do Paraná Campus Curitiba/PR
    Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor EBTT de Geografia no Instituto Federal do Paraná Campus Curitiba/PR – Brasil. E-mail: dalvani.fernandes@ifpr.edu.br.  

Publicado

20-09-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Hip-Hop sem Lentes: Estudo de Caso Partindo da Experiência dos Bboys de Curitiba. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 292–309, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n22019p292-309. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/13443.. Acesso em: 28 mar. 2024.