Filosofia, conhecimento e sociedade: das fontes às tendências do pensamento educacional

Autores

  • Wilson Rafael Schimila Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) – Lages/SC
  • Carmen Lúcia Fornari Diez Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) – Lages/SC
  • Vanice dos Santos Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) – Lages/SC
  • Mareli Eliane Graupe Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) – Lages/SC

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n22019p270-281

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Pensamento Educacional, Teorias da Educação

Resumo

Este artigo busca compreender o papel da filosofia, das teorias da educação e do conhecimento na construção da sociedade e na formação do indivíduo. O objetivo deste estudo é elucidar os ideais de educação e formação do homem através de um viés histórico e filosófico. Serão apresentadas as concepções teóricas de alguns pensadores clássicos desde a Grécia Antiga, passando por Alexandria, pela modernidade, e, por fim, serão salientadas as tendências atuais e as perspectivas sobre educação e sociedade. A educação é objetivada, e é nesse sentido que a filosofia demonstra sua importância, colaborando na reflexão sobre o tipo de formação adequada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wilson Rafael Schimila, Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) – Lages/SC
    Especialista em Matemática Financeira e Estatística. Mestrado em Educação no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) – Lages/SC – Brasil. E-mail: wilson.schimila@gmail.com.
  • Carmen Lúcia Fornari Diez, Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) – Lages/SC
    Pós-doutora em Filosofia. Professora associada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) – Lages/SC – Brasil. E-mail: miuxe@uniplaclages.edu.br.
  • Vanice dos Santos, Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) – Lages/SC
    Doutora em Educação (PPGEDU/UFRGS). Docente pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) – Lages/SC – Brasil. E-mail: vanicedossantos@gmail.com.
  • Mareli Eliane Graupe, Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) – Lages/SC
    Pós-doutora em Ciências Humanas. Docente pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) – Lages/SC – Brasil. E-mail: prof.mareli@uniplaclages.edu.br.

Publicado

20-09-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Filosofia, conhecimento e sociedade: das fontes às tendências do pensamento educacional. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 270–281, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n22019p270-281. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/13615.. Acesso em: 24 abr. 2024.