Narrativas de Professoras Iniciantes: Uma Análise das Formações Identitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n32019p359-378

Palavras-chave:

Identidade docente, Narrativas, Início da docência

Resumo

Este trabalho trata de uma análise das formações identitárias de três professoras iniciantes da educação infantil interpretadas através de suas narrativas do memorial de formação. O estudo foi desenvolvido por meio das seguintes questões: as narrativas da trajetória no início de carreira podem contribuir para identificar as dimensões pessoais e profissionais que estruturam as formações identitárias? Como ocorre o processo de formações identitárias no início da carreira profissional docente? A partir disso, fizemos uma leitura das vozes narrativas dessas profissionais docentes que evidenciaram dimensões profissionais e pessoais de suas constituições identitárias do processo de indução à carreira docente.

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Biografia do Autor

  • Tarciana dos Santos Pinheiro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP
    Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos/SP – Brasil. E-mail: tarcianapinheiro@hotmail.com.
  • Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos/SP – Brasil. E-mail: ana_gestoso@yahoo.com.br.

Publicado

19-12-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Narrativas de Professoras Iniciantes: Uma Análise das Formações Identitárias. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 359–378, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n32019p359-378. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/13864.. Acesso em: 19 abr. 2024.