Enfrentamentos Cotidianos de Professoras Iniciantes no Sistema Privado de Ensino da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n32019p347-358

Palavras-chave:

Início da Docência, Prática Pedagógica, Dificuldades

Resumo

Objetiva-se caracterizar a realidade vivenciada no segmento particular de ensino, visando compreender os principais desafios do trabalho docente nesse espaço. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras que atuam em instituições de Educação Infantil em Naviraí-MS. A metodologia se concentra no campo da pesquisa qualitativa e os dados foram analisados com bases teóricas da literatura especializada na temática na perspectiva de levantar características e problemas vivenciados no contexto privado. Os resultados demonstram que a prática pedagógica ocorre de modo diferente, os enfrentamentos cotidianos são outros e que o professor parece ter menos autonomia na realização de seu trabalho quando comparado com as dificuldades de professores iniciantes que se inserem na rede pública de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Deysiane Pereira Pardin, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS
    Professora da Rede Municipal de Educação Infantil de Naviraí/MS. Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – Dourados/MS – Brasil. E-mail: deysi-pereira@hotmail.com.
  • Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP
    Pós-Doutor em Psicologia da Educação Matemática pela UNESP Bauru/SP; Doutor e Mestre em Educação pela FCT-UNESP, Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP, no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH); Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do Instituto de Matemática da UFMS - Campo Grande/MS - Brasil. E-mail: ciriacoklinger@gmail.com.

Publicado

19-12-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Enfrentamentos Cotidianos de Professoras Iniciantes no Sistema Privado de Ensino da Educação Infantil. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 347–358, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n32019p347-358. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/14050.. Acesso em: 24 abr. 2024.