Uso e Cobertura da Terra em Áreas Prioritárias para a Conservação na Amazônia: o caso da APA Aramanaí em Belterra (PA), Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n12020p151-165

Palavras-chave:

Uso e Cobertura da terra, Áreas protegidas, Biodiversidade, Amazônia

Resumo

Considerando o cenário de redução dos limites da APA Aramanaí em Belterra-PA, o objetivo deste trabalho é caracterizar o uso e cobertura da terra na APA nos anos de 2004, 2014 e 2018, contextualizando  a sua importância como área prioritária para a conservação da  biodiversidade  na Amazônia. Um banco de dados contendo classes de uso e cobertura da terra do Projeto TerraClass foi utilizado para o cálculo de áreas e tabulação das mudanças ocorridas no período anterior à aprovação da Lei Municipal nº 237/2017, enquanto para análise posterior foi realizada a classificação supervisionada da imagem do satélite Sentinel-2 com os procedimentos de  realce,  segmentação  e mapeamento de classes. Os resultados mostraram a cobertura florestal como principal classe com mais de 60% da área, além disso foi possível identificar  a expansão de áreas construídas no período anterior à criação da lei de alteração. Verificou-se que, do total da área excluída, 21,5 km² é de cobertura vegetal, e que nesse período houve uma aceleração no processo de antropização em vários pontos. Evidenciam-se, assim, as mudanças ocorridas  na APA  Aramanaí e a importância da sistematização de informações que subsidiem discussões para contribuir com a gestão ambiental da região.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jéssica Ariana de Jesus Corrêa, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém/PA
    Doutora em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – Santarém/PA – Brasil. E-mail: jehssicorrea@yahoo.com.br.
  • Danielly Caroline Miléo Gonçalves, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém/PA
    Bióloga na Prefeitura Municipal de Santarém/PA. Doutora em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – Santarém/PA – Brasil. E-mail: daniellycmg@gmail.com.
  • Silvia Cristina de Pádua Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Manaus/AM
    Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Manaus/ AM – Brasil. E-mail: silviacrisandrade@gmail.com.
  • Izaura Cristina Nunes Pereira Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém/PA
    Doutora em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (UFPA). Professora do Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – Santarém/PA – Brasil. E-mail: geoiza@yahoo.com.br.

Publicado

13-05-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Uso e Cobertura da Terra em Áreas Prioritárias para a Conservação na Amazônia: o caso da APA Aramanaí em Belterra (PA), Brasil. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 151–165, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n12020p151-165. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/14542.. Acesso em: 29 mar. 2024.