Diversidade e índices de infestação de moscas-das-frutas e seus parasitoides em seis cultivares de café no município de Bom Jesus do Itabapoana, RJ

  • Patrícia Sobral Silva
  • Elen de Lima Aguiar-Menezes
  • Alexandre Pinho de Moura
  • Fernando Antônio Abrantes Ferrara
Palavras-chave: Coffea arábica. Cafeicultura. Tefritídeo. Lonqueídeo. Braconideo.

Resumo

Este estudo foca uma das mais importantes pragas da fruticultura mundial: as moscas-das-frutas, mas há poucos estudos concernentes a sua associação com frutos de café. O estudo foi conduzido no município de Bom Jesus do Itabapoana, região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro com os objetivos de determinar as espécies que ocorrem nos cafezais dessa região, seus respectivos índices de infestação natural e o parasitismo natural dessas espécies. Frutos maduros de seis cultivares de café arábica (Mundo Novo, 2SL Vermelho, Catuaí Amarelo, Catuaí Vermelho, Catuaí 785 e Acauã) foram coletados. Todas as cultivares avaliadas foram infestadas por moscas-das-frutas, as quais se associaram a apenas uma espécie de parasitoide em cada cultivar. Foi obtido um total de 1749 pupários, dos quais emergiram 460 adultos, sendo 441 espécimes de moscas-das-frutas e 19 parasitoides.Quatro espécies de moscas-das-frutas foram obtidas: Anastrepha fraterculus (WiedemaNn, 1830), Anastrepha sororcula (Zucchi, 1979), Ceratitis capitata (Wiedemann, 1824) (Tephritidae) e Neosilba pendula Bezzi, 1919 (Lonchaeidae). O índice médio de infestação natural dos frutos de café pelas moscas-das-frutas foi de 291,5 pupários/kg e 0,4 pupários/fruto. Houve uma predominância de A. fraterculus sobre C. capitata, que foi mais frequente apenas em Catuaí Vermelho e Catuaí 785. Patrícia Sobral Silva et al.Todos os parasitoides pertenceram à família Braconidae (Hymenoptera) [Asobara sp., Opius bellus (Gahan, 1930) e Doryctobrachon areolatus (Szépligeti, 1911)], responsáveis por um nível de parasitismo natural muito baixo (1,1%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Sobral Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus São Vicente. Engenheira Agrônoma - D.Sc. em Produção Vegetal.
Elen de Lima Aguiar-Menezes
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Alexandre Pinho de Moura
Embrapa Hortaliças. Pesquisador A - D.Sc. Entomologia.
Fernando Antônio Abrantes Ferrara
Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana. Licenciado em Ciências Agrícolas - D.Sc. Fitotecnia.
Como Citar
SILVA, P. S.; AGUIAR-MENEZES, E. DE L.; MOURA, A. P. DE; FERRARA, F. A. A. Diversidade e índices de infestação de moscas-das-frutas e seus parasitoides em seis cultivares de café no município de Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Revista Vértices, v. 13, n. 2, p. 197-204, 11.
Seção
Artigos Originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##