O Ensino da Doença de Chagas através de Ferramenta Pedagógica Lúdica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n12020p46-58

Palavras-chave:

Atividade lúdica, Jogo didático, Doença de Chagas, Educação em saúde

Resumo

A doença de Chagas ainda é um importante problema de saúde pública, sendo considerada uma doença tropical negligenciada. A partir da criação do Programa Saúde na Escola (PSE), tornou-se necessário a abordagem em sala de aula de doenças que afetam a população brasileira com o objetivo de agregar conhecimentos e conscientizar os alunos. Entretanto, observou-se que a doença de Chagas e as demais doenças negligenciadas continuam tendo pouca representatividade nas salas de aula, tornando importante a inserção de novas estratégias pedagógicas para abordar tais temas. O presente trabalho teve como objetivo propor, para alunos do Ensino Médio Integrado, uma ferramenta lúdica - o jogo DIV&AP- Doença de Chagas - para o ensino da doença de Chagas e seus vetores no Brasil. Como resultado tem-se que a aplicação do jogo aumentou o conhecimento dos alunos de maneira divertida e dinâmica, funcionando como um bom complemento à atividade docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Letícia Paschoaletto Dias, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: leticia.paschoaletto@gmail.com.
  • Gregório Kappaun Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé/RJ
    Doutor em Modelagem Computacional de Sistemas Biológicos pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Fluminense Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: gregkappaun@gmail.com.
  • Jane Margaret Costa de Frontin Werneck, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro/RJ
    Doutora em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz. Pós-Doutora pelo Centers for Disease Control and Prevention, Atlanta, GA USA (2003). Pesquisadora Titular do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro/RJ – Brasil. E-mail: janecostabio@gmail.com.

Publicado

13-05-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O Ensino da Doença de Chagas através de Ferramenta Pedagógica Lúdica. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 46–58, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n12020p46-58. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15319.. Acesso em: 20 abr. 2024.