A Intersetorialidade em pauta: uma breve análise das políticas de assistência social e de proteção e defesa civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n12020p123-135

Palavras-chave:

Assistência social, Defesa civil, Gestão de desastres, Intersetorialidade

Resumo

De acordo com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, a gestão de desastres no Brasil tem suas ações coordenadas pelos órgãos de proteção e defesa civil. Contudo, a complexidade que envolve os  processos de desastres faz com que a intervenção constante  de  outras  políticas  públicas,  e de seus agentes, seja uma realidade. Neste contexto, destaca-se o protagonismo da assistência social. Responsável por grande parte dos atendimentos aos atingidos, a atuação de seus agentes demanda uma interação efetiva com a Defesa Civil, o que ainda se apresenta como desafio. Desta forma, entende-se a discussão em torno da intersetorialidade como urgente e necessária. Parte-se de revisão bibliográfica sobre os diferentes entendimentos sobre este conceito para, em seguida, apresentar uma análise dos textos da Política Nacional de Assistência Social e da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, com o objetivo de identificar como a intersetorialidade se apresenta em cada um deles. Como resultado, se entende a intersetorialidade existente como geradora de uma interdisciplinaridade auxiliar e são apontados elementos que privilegiam a sua construção de forma coletiva e participativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Soares Dutra, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social de Campos da Universidade Federal Fluminense e Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais (NESA/UFF-Campos) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: adrianadutra@id.uff.br.
  • Elisonete Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ
    Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Substituta do Departamento de Serviço Social de Campos da Universidade Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: elisonete@hotmail.com.
  • Rosilene da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: silva.rosilene@yahoo.com.

Publicado

14-05-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A Intersetorialidade em pauta: uma breve análise das políticas de assistência social e de proteção e defesa civil. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 123–135, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n12020p123-135. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15341.. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)