Formulação, implementação e análise de políticas públicas: o caso do Colégio de Aplicação de Macaé/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n32020p447-462

Palavras-chave:

Políticas públicas, Formulação, Implementação

Resumo

As políticas públicas podem ser consideradas relevantes para a Administração Pública, pois impactam diretamente na vida da população. Neste sentido, referem-se a um conjunto de ações dos governos com grande relevância social, as quais são fragmentados em planos, programas e projetos. Este artigo objetiva investigar as características de formulação, implementação e avaliação da Política Pública do Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé implementada pela Prefeitura Municipal de Macaé, tendo como base a análise do conteúdo das políticas e dos elementos mais relevantes nos processos de formulação, implementação e avaliação. De abordagem qualitativa e natureza descritiva, vale-se de entrevistas semiestruturadas com atores políticos locais para, a partir das proposições de pesquisas estabelecidas, realizar o presente estudo de caso. Os dados sugerem que há necessidade de ampliar a participação democrática e a criação de mecanismos objetivos de avaliação de resultados da política em estudo.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alex Macedo Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Macaé/RJ
    Bacharel em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé/UFF, Macaé/RJ – Brasil. E-mail: alexmacedo@id.uff.br.
  • Alexandre Batista Dantas, Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), Duque de Caxias/RJ
    Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) – Duque de Caxias/RJ – Brasil. E-mail: alexandre_batista@id.uff.br.

Publicado

28-11-2020

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Pensar e Fazer a Cidade: Educação e Desenvolvimento Local”

Como Citar

Formulação, implementação e análise de políticas públicas: o caso do Colégio de Aplicação de Macaé/RJ. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 447–462, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n32020p447-462. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15429.. Acesso em: 29 mar. 2024.