Uso de geotecnologias para mapeamento e análise de áreas verdes urbanas no município de Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n32020p590-609

Palavras-chave:

Áreas verdes, Qualidade ambiental, Geoprocessamento

Resumo

A vegetação urbana é importante para mitigar problemas ambientais causados pela urbanização desordenada e proporcionar qualidade de vida à população. O objetivo da pesquisa foi mapear e analisar as áreas verdes urbanas na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). Para isso, foram utilizadas imagens de satélite e trabalho de campo para identificar e validar as áreas verdes. Em ambiente do Sistema de Informação Geográfico (SIG), foram integrados os dados das áreas verdes, do censo demográfico do IBGE (2010) e demais dados, como hidrografia e limites de setores censitários. Com isso, foi possível estimar índices e construir mapas temáticos que deram suporte às análises. Encontrou-se o percentual de áreas verdes de 2,5%, índice de áreas verdes urbanas por habitante de 11,26 m²/hab. e áreas verdes públicas destinadas à recreação de 0,66 m²/hab. Ademais, 70% dos setores censitários não possuem áreas verdes. Conclui-se que o município possui deficit de áreas verdes urbanas, e que há a necessidade de implantá-las, principalmente públicas destinadas à recreação, em locais densamente povoados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos-Guarus, Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional (UCAM-Campos). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos-Guarus – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: carlos.e.souza@iff.edu.br.
  • Ítalo de Oliveira Matias, Universidade Cândido Mendes (UCAM-Campos), Campos dos Goytacazes/ RJ
    Doutor em Engenharia Civil (UFRJ). Professor Titular da Universidade Cândido Mendes (UCAM-Campos) - Campos dos Goytacazes/ RJ - Brasil. E-mail: italo@ucam-campos.br.
  • Milton Erthal Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos-Guarus, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos-Guarus – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: miltonerthal@hotmail.com.

Publicado

28-11-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Uso de geotecnologias para mapeamento e análise de áreas verdes urbanas no município de Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 590–609, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n32020p590-609. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15481.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)