As concepções de criatividade na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa

Palavras-chave: Criatividade, BNCC, Língua Portuguesa

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as concepções de criatividade que embasam as proposições presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente curricular Língua Portuguesa. Justifica-se tal estudo pela crescente relevância socialmente atribuída à criatividade e à sua expressão. Inicia-se pela análise de alguns conceitos e perspectivas sobre o fenômeno da criatividade. Em seguida, analisam-se as ocorrências do termo “criatividade” e cognatos na BNCC, buscando relacionar as manifestações do documento às concepções teóricas discutidas previamente. Por fim, destacamos que, apesar do uso frequente de termos como “criativo”, nas seções de Língua Portuguesa da BNCC, não encontramos uma abordagem sistemática e crítica do tema. A criatividade está vinculada, sobretudo, à produção textual, em especial à construção de narrativas ficcionais. Em sentido sócio-histórico, é tratada de forma pragmática e imediatista, estando presente apenas quando demonstrada por resultados, isto é, na criação de processos e produtos que atendam a demandas. A metodologia de pesquisa fundamenta-se na revisão de tipo bibliográfica.

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Biografia do Autor

Washington Elias Paes, Universidade Federal Fluminense
Assistente em administração do Instituto Federal Fluminense Campus Quissamã. Aluno da Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense – Brasil. E-mail: wa.paes97@gmail.com.
Carlos Mágno Domás da Silva, Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
Aluno da Graduação em Letras do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: carlosdomass@gmail.com.

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Publicado
01-06-2021
Como Citar
PAES, W. E.; SILVA, C. M. D. DA. As concepções de criatividade na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa. Revista Vértices, v. 23, n. 2, p. 425-436, 1 jun. 2021.
Seção
Artigos de revisão