Avaliação do curso virtual no Moodle para a disciplina de Seminários de Formação Profissional sob a perspectiva dos alunos dos cursos técnicos presenciais do IFFluminense Campus Campos Centro

Autores

  • Karen Márcia Carvalho Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ https://orcid.org/0000-0003-1684-8439
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ https://orcid.org/0000-0002-5981-0345
  • Breno Fabrício Terra Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ https://orcid.org/0000-0002-3034-8476

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n32022p806-832

Palavras-chave:

Ensino Técnico, Moodle, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este trabalho é proveniente da dissertação a ser apresentada à Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), que buscou analisar as contribuições da aplicação de um curso virtual elaborado no Moodle, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, para os estudantes de cursos técnicos matriculados na disciplina Seminários de Formação Profissional do IFFluminense Campus Campos Centro, que busca apoiar sua inserção no mundo do trabalho, principalmente, através do estágio curricular supervisionado (ECS). Neste artigo pretende-se apresentar a avaliação dos alunos sobre o referido curso. A pesquisa teve caráter qualitativo, do tipo exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário on-line. Os resultados demonstraram que os alunos avaliaram positivamente o curso virtual, visto que ele oportunizou a aproximação deles com a tutora e com os conteúdos, além de possibilitar estratégias de ensino motivadoras e interessantes, a construção de novos conhecimentos, a evolução em relação ao uso dos recursos tecnológicos, o autoconhecimento, a reflexão, a consciência crítica e a compreensão do real significado do ECS.

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Biografia do Autor

  • Karen Márcia Carvalho Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Especialista em Gestão, Marketing e Design pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Assistente em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: kcgomes@iff.edu.br.
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: vicentepsoliveira@gmail.com.
  • Breno Fabrício Terra Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: brenoter@gmail.com.

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Publicado

25-11-2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação do curso virtual no Moodle para a disciplina de Seminários de Formação Profissional sob a perspectiva dos alunos dos cursos técnicos presenciais do IFFluminense Campus Campos Centro. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 806–832, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n32022p806-832. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16277.. Acesso em: 18 abr. 2024.

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