Acolhimento institucional de crianças e adolescentes: ecos da doutrina da situação irregular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n32022p900-918

Palavras-chave:

Institucionalização, Acolhimento institucional, Crianças e adolescentes

Resumo

O presente estudo discute sobre a cultura da institucionalização de crianças e adolescentes desenvolvida no Brasil, a partir da problematização do tempo de emissão de guias de acolhimento e desligamento pelo judiciário e dos motivos que justificaram a aplicação dessa medida por conselheiros tutelares, como aspectos reveladores de resquícios da doutrina da situação irregular. Foram analisados 144 prontuários de crianças e adolescentes atendidos por um serviço de acolhimento institucional em um município do estado do Pará, no período de 2009 a 2020, a partir de análises descritivas (frequência, média e desvio-padrão) e teste t, considerando-se o nível de significância estatística em p<0,05. Conclui-se, com base nos resultados, que ecos da cultura da institucionalização de crianças e adolescentes são observáveis nos motivos e justificativas apresentados pelos conselheiros tutelares, quase sempre validando o binômio pobreza-risco e com discurso moralizante e patologizante das condições de moradia da família, bem como pela diferença entre o tempo de emissão das guias de acolhimento e de desligamento pelo judiciário.

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Biografia do Autor

  • Alice dos Santos Santos, Fórum Judicial de Barcarena/PA
    Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Auxiliar de secretaria/judiciário do Fórum Judicial de Barcarena/PA - Brasil. E-mail: alicesanthos@gmail.com.
  • Lilia Iêda Chaves Cavalcante, Universidade Federal do Pará, Belém/PA
    Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Faculdade de Serviço Social na Universidade Federal do Pará – Belém/PA – Brasil. E-mail: liliac@ufpa.br.
  • Dalízia Amaral Cruz
    Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém/PA – Brasil. E-mail: liz.amaralcruz@gmail.com.
  • Carlos Alberto Batista Maciel, Universidade Federal do Pará, Belém/PA
    Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor Associado da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém/PA – Brasil. E-mail: maciel@ufpa.br.
  • Elson Ferreira Costa, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém/PA
    Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Belém/PA – Brasil. E-mail: elson.fcosta@uepa.br.

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Publicado

25-11-2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Acolhimento institucional de crianças e adolescentes: ecos da doutrina da situação irregular. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 900–918, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n32022p900-918. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16975.. Acesso em: 25 abr. 2024.