Instrumentos de gestão aplicados aos processos de integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão na formação profissional

Autores

  • Valdinei Mendes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Belém/PA https://orcid.org/0000-0003-3020-2247
  • Diselma Marinho Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba /PA

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p441-469

Palavras-chave:

Proposta, Organizacional, Interdisciplinaridade, Indissociabilidade

Resumo

O presente artigo traz um relato de experiência aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba, e tem como objetivo apresentar proposta de instrumentos de gestão com vistas a melhorar os resultados no ensino, pesquisa, extensão e inovação na formação profissional. O estudo possui abordagem qualitativa, no escopo de um estudo de caso e pesquisa-ação, durante o período de 2013 a 2018, e foram utilizadas as pesquisas documental e bibliográfica para a consecução dos resultados. Ao analisar a realidade da educação profissional do IFPA Campus Abaetetuba, foi possível propor quatro instrumentos de gestão, sendo incorporados na estrutura organizacional do Campus, por meio da aprovação da resolução n.º 267/2018, pelo Conselho Superior do IFPA, são eles: I - Fórum Permanente de Integração (Grupos de Trabalhos – GTs, centros, áreas de conhecimento e eixos tecnológicos); II - Ambientes de Práticas Integradas - APIs; III - Escritório de Práticas Comunitárias - EPCs e IV - Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Científico Júnior - NIDCJ. Logo, foi possível concluir que os quatros instrumentos de gestão constituíram importantes ações para a construção de uma identidade institucional do âmbito do IFPA Campus Abaetetuba, bem como possuem potencial para (re)aplicação nas demais unidades da rede federal.

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Biografia do Autor

  • Valdinei Mendes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Belém/PA
    Doutor em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Saneamento Ambiental (NUPESA-IFPA) e do Grupo de Pesquisa Hidráulica e Saneamento (GPHS-UFPA) – Belém/PA – Brasil. E-mail: valdineiifpa@gmail.com.
  • Diselma Marinho Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba /PA
    Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba /PA – Brasil. E-mail: diselma.brito@ifpa.edu.br.

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Publicado

16-09-2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: “A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”

Como Citar

Instrumentos de gestão aplicados aos processos de integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão na formação profissional. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 441–469, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n22022p441-469. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16998.. Acesso em: 29 mar. 2024.