Memórias das experiências iniciais em um Instituto Federal: o Ensino Médio Integrado no IFPA Campus Abaetetuba (2008–2013)

Autores

  • Sergio Ricardo Pereira Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Bragança/PA https://orcid.org/0000-0001-5634-5604
  • Andréa Fernanda Ferreira Quaresma Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba/PA https://orcid.org/0000-0002-3860-9706

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p316-336

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, História e Memória, História Oral

Resumo

A presente pesquisa trata da história e memória de implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Abaetetuba, de forma a investigar como se deu a implementação do Ensino Médio Integrado (EMI) no processo de implantação desse Campus. Para tanto, efetuamos uma pesquisa com abordagem qualitativa baseada no levantamento bibliográfico, pesquisa documental e história oral. Com relação ao referencial teórico e metodológico, privilegiou-se Gil (2002) no que tange à pesquisa documental, Alberti (1996, 2004, 2012) e Portelli (1997, 2006) acerca de história oral e memória; ao se discutir o Ensino Médio Integrado e a Educação Profissional e Tecnológica nos baseamos nas premissas de Frigotto; Ciavatta e Ramos (2005). A pesquisa permitiu identificar diversos problemas estruturais, além de deficit de recursos didáticos nos anos iniciais de implantação desse espaço educacional, assim como o esforço de docentes e técnicos para garantir formação integral aos alunos, formação humana para a qualificação profissional, também para a crítica e transformação social. Por fim, identificou-se o protagonismo do movimento estudantil na reinvindicação por melhorias.

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Biografia do Autor

Sergio Ricardo Pereira Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Bragança/PA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Bragança/PA – Brasil. E-mail: sergio.ricardo@ifpa.edu.br.

Andréa Fernanda Ferreira Quaresma, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba/PA

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Técnico de Laboratório, área Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba/PA – Brasil. E-mail: andrea.ferreira@ifpa.edu.br.

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Publicado

16-09-2022

Como Citar

CARDOSO, S. R. P.; QUARESMA, A. F. F. Memórias das experiências iniciais em um Instituto Federal: o Ensino Médio Integrado no IFPA Campus Abaetetuba (2008–2013). Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 316–336, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n22022p316-336. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/17000. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático: “A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”