Quantificação dos Teores de Taninos e Fenóis Totais e Avaliação da Atividade Antioxidante dos Frutos de Aroeira

Autores

  • Natália Ribeiro Bernardes
  • Lorena Lima Glória
  • Clara Reis Nunes
  • Fernanda Fraga Pessanha
  • Michelle Frazão Muzitano
  • Daniela Barros de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110028

Palavras-chave:

Schinus terebinthifolius Raddi. Atividade antioxidante. Compostos fenólicos. DPPH.

Resumo

Os frutos de aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi) são amplamente utilizados na culinária mundial e seu consumo vem sendo estimulado desde a década de 80, em função da presença de substâncias fenólicas. Sendo assim, este trabalho quantificou os teores de taninos e fenóis totais nos frutos da aroeira, buscando estabelecer uma possível correlação entre essas substâncias e sua atividade antioxidante. Os compostos fenólicos foram extraídos com acetona:água (7:3), e dosados por espectrofotometria. A atividade antioxidante foi quantificada pelo método do DPPH. Os resultados dos testes revelaram baixos teores de taninos condensados e fenóis totais nas cascas dos frutos, não sendo detectados taninos hidrolisáveis nos mesmos. Apesar disso, o extrato metanólico apresentou elevado potencial antioxidante, o que indica a inexistência de uma correlação entre a atividade antioxidante e os teores de compostos fenólicos nesses frutos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natália Ribeiro Bernardes
    Bióloga, Doutoranda e Mestre em Produção Vegetal com Ênfase em Química de Alimentos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Pesquisadora na área de Química de Alimentos, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
  • Lorena Lima Glória
    Farmacêutica, Mestranda em Produção Vegetal com ênfase em Química de Alimentos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
  • Clara Reis Nunes
    Bióloga, Doutoranda e Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil
  • Fernanda Fraga Pessanha
    Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
  • Michelle Frazão Muzitano
    Doutora em Química de Produtos Naturais, Professora Associada na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Faculdade de Farmácia, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Daniela Barros de Oliveira
    Doutora em Química de Produtos Naturais, Professora Associada na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, no laboratório de Tecnologia de Alimentos, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

22-12-2011

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Quantificação dos Teores de Taninos e Fenóis Totais e Avaliação da Atividade Antioxidante dos Frutos de Aroeira. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 117–128, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110028. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110028.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)