O Desenvolvimento do Norte/Noroeste Fluminense: problematizando o consenso

Autores

  • José Luis Vianna da Cruz UFF

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.19970004

Palavras-chave:

.

Resumo

O presente artigo se apóia no Estudo de Tendências do Desenvolvimento das Regiões Norte e Noroeste Fluminense, encomendado pela Escola Técnica Federal de Campos ao Centro de Pesquisas da Faculdade Cândido Mendes e a realizado sob a coordenação deste autor e da profª. Denise Terra, diretora do referido Centro. O artigo busca, através do citado Estudo de Tendências, relativizar a visão dominante, de cunho conservador (no sentido de preservar a hierarquia econômica e social tradicional), sobre o Desenvolvimento Regional, bem como não sintonizada com as condicionantes contemporâneas do desenvolvimento, tanto do ponto de vista do empresariado quanto do Poder Público artigo busca mostrar, ainda, que o Estudo reforça uma outra perspectiva de Desenvolvimento para a região, capaz de oferecer respostas aos seus problemas sociais e econômicos mais importantes, do ponto de vista da diversidade do seus segmentos e grupos sociais, e, por isso mesmo, mais potencializadora das atividades regionais e mais afinada com a visão de Desenvolvimento para enfrentar as tendências da Globalização frente ao aprofundamento das desigualdades regionais e sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Luis Vianna da Cruz, UFF
    Sociólogo, Professor da UFF/DSSC, pesquisador peloo convênio UFF/UENF, mestre em Planejamento Urbano e Regional.

Referências

COELHO, Franklin D.. Desenvolvimento econômico local. Rio de Janeiro: IBAM/SERES/FES, 1996.

CRUZ, José Luiz V. Análise do perfil ocupacional da população de baixa renda de Campos/RJ. In: CRUZ, José Luiz V. et al. Acumulação e pobreza em Campos. Rio de Janeiro: Edições Publipur/UFRJ, 1987.

CRUZ, José Luiz V. A hora e a vez do sertão ?: o cooperativismo - instrumento de modernização agrícola e organização comunitária em S. J. da Barra/RJ. Dissertação (Mestrado). PPUR/UFRJ, 1990.

CRUZ, José Luiz V.. Notas sobre as transformações sócio-econômicas recentes em Campos e S. J. da Barra/RJ. Campos, 1996. Mime.

CRUZ, José Luiz V. Elementos para análise de tendências e potencialidades de desenvolvimento de espaços microrregionais periféricos nas marcos dos novos padrões da economia globalizada: o caso do Norte e Noroeste Fluminense. Campos, 1997. Mime.

DOWBOR, Ladislau. Da globalização ao poder local : a nova hierarquia dos espaços. In: DOWBOR, Ladislau. A reinvenção do futuro. São Paulo: USP : Cortêz, 1996.

GODOY, Rosa Maria. Espaço & Debate. São Paulo, ano VII, n. 20, 1987.

GRABOIS, José (Coordenador). O papel da pequena produção na organização de um espaço periférico : o caso do Noroeste Fluminense. Rio de Janeiro, 1996. Relatório de pesquisa. Mime.

NEVES, Delma P.. Os fornecedores de cana e o estado intervencionista. Niterói: EDUFF, 1997.

SOFFIATI, Aristides A., CRUZ, José Luis V. Bases históricas das regiões Norte e Noroeste Fluminenses. Campos, 1997. Mime.

VAINER, Carlos B.. Cadernos IPPUR/UFRJ. Rio de Janeiro, ano VII, n. 2, set. 1993.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O Desenvolvimento do Norte/Noroeste Fluminense: problematizando o consenso. Revista Vértices, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 27–36, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.19970004. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.19970004.. Acesso em: 19 abr. 2024.