A Educação no Brasil: Uma questão de mercado?

Autores

  • Adriana Lopes Barreto Rebel Faculdade de Filosofia de Campos/UNIFLU
  • Eliane Maria Campos Barcellos Faculdade de Filosofia de Campos/UNIFLU
  • Gileno Domingos de Azeredo Faculdade de Filosofia de Campos/UNIFLU
  • Rodrigo Rosselini Julio Rodrigues Faculdade de Filosofia de Campos/UNIFLU

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20040004

Palavras-chave:

Fundef, Educação, Política educacional, Capitalismo neoliberal, Instituições financeiras multilaterais

Resumo

Este artigo analisa alguns problemas relevantes do sistema educacional brasileiro frente aos novos desafios gerados pelo processo de globalização da economia e pelas políticas educacionais implementadas no país, em consonância com as orientações dos organismos internacionais como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional,e a OIT entre outros. Como eixo central da análise, discute-se a implantação do Fundo Nacional de Desenvolvimento e Manutenção do Ensino Fundamental (FUNDEF) e os problemas por ele gerados.

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Referências

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Como Citar

REBEL, A. L. B.; BARCELLOS, E. M. C.; AZEREDO, G. D. de; RODRIGUES, R. R. J. A Educação no Brasil: Uma questão de mercado?. Revista Vértices, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 81–90, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20040004. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20040004. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais