Impactos das novas tecnologias e a gestão do conhecimento nas sociedades pós-modernas

Autores

  • Carmen Lúcia Neves do Amaral Costa Universidade Tiradentes (UNIT)
  • Hortência de Abreu Gonçalves Universidade Tiradentes (UNIT)

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20060002

Palavras-chave:

Novas tecnologias, Sociedade do conhecimento, Contemporaneidade

Resumo

As novas tecnologias do conhecimento favorecem o aparecimento de iniciativas no campo organizacional, com repercussões na dimensão informacional do espaço com progressivo crescimento, gerando impactos financeiros, telecomércio, teletrabalho e outros, que alteram, sobremaneira, o conceito de espacialidade econômica na sua dimensão física para a informacional, inaugurando uma nova forma de infraestrutura com maior universalização do bem estar e conseqüente aceleração do movimento de globalização resultando na reflexividade da sociedade contemporânea e em mudanças sócio-político institucionais que caracterizam o ambiente de alguns países recém industrializados. Esse movimento promove a liberalização e desregulação dos mercados mundiais, exigindo maior competitividade tanto em nível nacional quanto no internacional por parte de países e empresas, interferindo, quase sempre, nas relações de trabalho pós-modernas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carmen Lúcia Neves do Amaral Costa, Universidade Tiradentes (UNIT)
    Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professora de Sociologia Aplicada e Relações Humanas na Faculdade de Sergipe (FaSe). Professora de Sociologia e Sociologia da Educação da Universidade Tiradentes (UNIT).
  • Hortência de Abreu Gonçalves, Universidade Tiradentes (UNIT)
    Doutoranda em Geografia UFS. Mestre em Sociologia. Mestre em Geografia. Professora de Metodologia da Ciência na Universidade Tiradentes (UNIT), e de Metodologia do Trabalho Científico na Faculdade de Sergipe (FaSe).

Referências

ANGELONI, Maria Terezinha. Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2002.

ARAÚJO, Luiz César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

CARVALHO, Antonio Vieira de. Aprendizagem organizacional em termos de mudança. São Paulo: Pioneira, 1999.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Tradução de Bernadette Siqueira Abrão. São Paulo: Futura, 1998.

FRIDMAN, Luiz Carlos. Vertigens pós-modernas: configurações institucionais contemporâneas. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 12. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

HESSELBEIN, Frances; GOLDSMITH, Marshall; BECKHARD, Richard (Orgs.). A organização do futuro: como preparar hoje as empresas de amanhã. Tradução de Nota Assessoria. São Paulo: Futura, 1997.

LAMBRANHO, João. O empreendedor no século XXI. [s.n.t.]

LASTRES, Helena M. M.; ALBAGLI, Sarita (Orgs.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

MAÑAS, Antônio Vico. Administração de sistemas de informação: como otimizar a empresa por meio dos sistemas de informação. São Paulo: Érica, 1999.

MORRIS, Daniel; BRANDON, Joel. Reengenharia reestruturando sua empresa. [s.n.t.]

PROBST, Gilbert; RAUB, Steffen; ROMHARDT, Kai. Gestão do conhecimento: os elementos constitutivos do sucesso. Porto Alegre: Bookeman, 2002.

RATTNER, Henrique. Impactos sociais da automação: o caso do Japão. São Paulo: Nobel, 1988.

STEWART, Thomas A. A riqueza do conhecimento: o capital intelectual e a nova organização. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Impactos das novas tecnologias e a gestão do conhecimento nas sociedades pós-modernas. Revista Vértices, [S. l.], v. 8, n. 1/3, p. 23–34, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20060002. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20060002.. Acesso em: 19 abr. 2024.