Educação a distância como ferramenta de dependência e reforço no ensino superior do CEFET Campos: uma experiência em pauta

Autores

  • Maria Lúcia Moreira Gomes CEFET Campos
  • Nelma Nelma Vilaça Paes Barreto CEFET Campos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20070006

Palavras-chave:

Educação a distância, Internet, Dependência e reforço, Ambiente colaborativo de aprendizagem

Resumo

Este artigo aborda a concepção de um projeto de EAD que envolveu estratégias diversificadas como participação efetiva de uma equipe multidisciplinar e a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa através da plataforma E-proinfo/MEC tendo como proposta a oferta de Curso de Dependência e Reforço ao ensino presencial nas disciplinas de Matemática Básica e Cálculo Diferencial para os alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia do CEFET Campos. Este projeto piloto de EAD implementou uma metodologia inovadora, com base na proposta de questões e problemas, enriquecidos com a construção de objetos de aprendizagem (OAs).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Lúcia Moreira Gomes, CEFET Campos
    Professora do curso de Letras da Universidade Salgado de Oliveira, Campos dos Goytacazes/RJ. Mestre em Cognição e Linguagem – UENF. Especialista em Educação a Distância e Língua Portuguesa. Técnica em Assuntos Educacionais do CEFET Campos. Coordenadora de Projetos da Escola Técnica Agrícola Antonio Sarlo da rede FAETEC de Educação.
  • Nelma Nelma Vilaça Paes Barreto, CEFET Campos
    Professora de Língua Portuguesa. Especialista em Educação a Distância e Educação Continuada/ UnB, em Psicopedagogia na Educação/ UNESA e em Planejamento Educacional. Técnica em Assuntos Educacionais do CEFET Campos.

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

BELLONI, Maria Luiza. A mundialização da cultura. Revista Sociedade e Estado, n. 1/2, v. IX, 1994.

CECHINEL, José Carlos. Manual do Tutor. Florianópolis, SC: UDESC, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Distance Education: a systems view. Belmont: Wadsworth, 1996.

KEEGAN, S. D. et al. Distance Education International Perspectives. London: Routllege, 1991.

Downloads

Como Citar

Educação a distância como ferramenta de dependência e reforço no ensino superior do CEFET Campos: uma experiência em pauta. Revista Vértices, [S. l.], v. 9, n. 1/3, p. 61–72, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20070006. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20070006.. Acesso em: 18 abr. 2024.