Estado brasileiro e desigualdades raciais: reflexões sobre as políticas de Ações Afirmativas

Autores

  • Cristiane Lourenço Teixeira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20090003

Palavras-chave:

Educação, Desigualdades, Ações afirmativas

Resumo

As desigualdades sociais no Brasil, bem como a naturalização deste fenômeno, fazem com que, exista no Brasil uma grande parcela da população impossibilitada de exercer plenamente sua cidadania. Como estratégias para minimizar as desigualdades, surgem ações que visam promover a inserção dos grupos socialmente excluídos ao “exercício da cidadania”. Pretendemos, neste estudo observar o comportamento do Estado brasileiro diante das desigualdades sociais que permeiam o país, analisando as Políticas de Ação Afirmativa, e, mais precisamente o sistema de reserva de vagas nas Universidades para alunos negros.

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Biografia do Autor

  • Cristiane Lourenço Teixeira, Universidade Federal Fluminense
    Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal Fluminense. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Estado brasileiro e desigualdades raciais: reflexões sobre as políticas de Ações Afirmativas. Revista Vértices, [S. l.], v. 11, n. 1/3, p. 27–42, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20090003. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20090003.. Acesso em: 28 mar. 2024.