Nove Noites: o labirinto de vozes

Autores

  • Rodrigo Corrêa Martins Machado Universidade Federal de Viçosa
  • Rosana Aparecida de Paula Universidade Federal de Viçosa
  • Simone Cristina Mendonça de Souza Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100003

Palavras-chave:

Bernardo Carvalho, Nove Noites, Literatura e História, Polifonia

Resumo

O romance Nove Noites, de Bernardo Carvalho, foi publicado em 2002 e já alcançou consagração. Nesta obra, Carvalho emaranha realidade (História) e ficção, bem como trabalha com um jogo de múltiplas vozes na construção do discurso. O romance abre margens para a crítica literária em dois sentidos distintos, mas que, ao mesmo tempo, se complementam: o estudo da relação entre ficção e história e também sobre a polifonia, conceito definido e teorizado por Mikhail Bakhtin. Por acreditarmos na complementaridade das duas linhas de análise crítica, esse trabalho pretende fazer um estudo sob as duas linhas de análise citadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Corrêa Martins Machado, Universidade Federal de Viçosa
    Bolsista do PROBIC/FAPEMIG e graduando em Letras pela Universidade Federal de Viçosa
  • Rosana Aparecida de Paula, Universidade Federal de Viçosa
    Professora substituta do Coluni – Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa e graduada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.
  • Simone Cristina Mendonça de Souza, Universidade Federal de Viçosa
    Orientadora. Doutora em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas e professora substituta de Literatura Brasileira do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa.

Referências

BAKHTIN, M. M. O discurso em Dostoievski. In: BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Tradução de Paulo Bezerra. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

CARVALHO, Bernardo. Nove noites. São Paulo: Companhia de Bolso, 2008.

HUTCHEON, Linda. Metaficção historiográfica: O passatempo do tempo passado. In: Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

HUTCHEON, Linda. A intertextualidade, a paródia e os discursos da história. In: Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

ROANI, Gerson Luiz. Sob o crivo dos cravos: As portas abertas por Abril. In: Saramago e a escrita do tempo de Ricardo Reis. São Paulo: Scortecci, 2006.

TEZZA, Cristóvão. Mikhail Bakhtin e a autoridade poética. Disponível em: http:/pphp.uol.com.br/tropico/html/indice/3,2.shl. Acesso em: 9 abr. 2008.

WHITHE, Hayden. O fardo da história. In: Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: EDUSP, 1994.a

WHITHE, Hayden. A interpretação na história. In: Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: Edusp, 1994.b

WHITHE, Hayden. O texto histórico como artefato literário. In: Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: Edusp, 1994.c

WHITHE, Hayden. Historicismo, história e a imaginação figurativa. In: Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: Edusp, 1994.d

WHITHE, Hayden. As ficções da representação factual. In: Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: Edusp, 1994.e

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais