Análise do processo de gestão no setor de habitação: o caso COHAB/Acre

Autores

  • Ângela Maria Bessa Fleming UFF
  • Assed Naked Haddad UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100007

Palavras-chave:

Habitação, Planejamento estratégico, Gestão estratégica, Estratégia

Resumo

Este artigo é uma síntese da dissertação de mestrado, visando esclarecer as facilidades e dificuldades encontradas pela Companhia de Habitação do Estado do Acre, no que concerne à elaboração, implantação e execução de um Modelo de Gestão para o Setor Habitacional que seja capaz de modernizar-se, contemplando a reestruturação organizacional e a viabilidade de ações estratégicas no avanço dos projetos de engenharia e inclusão social. Estes projetos teriam como finalidade a redução do déficit habitacional e sua maior participação na formulação das políticas públicas no Estado do Acre. O artigo discute a articulação conjunta do Planejamento Estratégico e a Gestão Estratégica, tomando como referências as proposições de vários autores, estudiosos e pesquisadores na área de estratégia empresarial. Quanto à formulação da gestão pública, ressalta-se a importância de se resgatar a história da habitação no Brasil no equacionamento da problemática social. Vale ressaltar o papel do Banco Nacional de Habitação - BNH na construção de uma política desenvolvimentista para o setor, além de explicitar as dificuldades e desafios enfrentados pelas Companhias de Habitação em todo o país - COHABs. Sinaliza-se uma saída para a empresa de economia mista, no sentido retomar seu papel social, econômico e político diante da realidade regional. Sugere-se a integração e a aliança estratégica da Companhia de Habitação do Estado do Acre com os governos federal, estadual e municipal de modo a intensificar, ainda mais, sua participação no processo de desenvolvimento social e econômico da Amazônia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ângela Maria Bessa Fleming, UFF
    Mestranda em Engenharia Civil pela UFF. Pós-graduada em Administração Pública pela FIRB. Graduada em Administração de Empresas pela USU. E-mail: b.fleming@globo.com
  • Assed Naked Haddad, UFRJ
    Associate Professor Doutor, D.Sc. DCC/ POLI/ UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFFRJ – Universidade Federal Fluminense. E-mail: assed@poli.ufrj.br

Referências

ALDAY, Hernan E. Contreras. O planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica. Rev. FAE - Faculdade de Administração e Economia, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 9-16, maio/ago. 2000.

FISCHER, André Luiz. A constituição do modelo competitivo de gestão de pessoas no Brasil: um estudo sobre as empresas consideradas exemplares. Tese (Doutorado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 1998. Orientação Drª Maria Tereza Leme Fleury. p. 127.

FREITAS, E. O foco na gestão. Revista Ensino Superior, Rio de Janeiro, v. 4, n. 45, jun. 2002, p. 40-2.

HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1995. p. 127.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 384.

MOYSÉS FILHO, Jamil; TORRES, Maria Cândida S.; RODRIGUES, Murilo R. A. Estratégia de empresas. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 20.

NOVAES, Edmundo Veites; CARVALHO, Humberto Marques de. Planejamento estratégico: configurando a missão da universidade. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 1999.

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústria e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986. p. 13.

PORTER, Michael E. Competitive strategy: techniques for analyzing industries and competitors. New York: Free Pressa, 1980. p. 22.

SERRA, Fernando; TORRES, Maria C.; TORRES, Alexandre P. Administração estratégica: conceitos, roteiro prático e casos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2002. p. 35, p. 117-126.

SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. p. 44.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000. p.46.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Análise do processo de gestão no setor de habitação: o caso COHAB/Acre. Revista Vértices, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 87–102, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20100007. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20100007.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)