A influência das condições socioeconômicas das famílias na qualidade da educação básica na região Norte Fluminense

Autores

  • Marlon Gomes Ney Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Maria Eugênia Ferreira Totti UENF
  • Tatiani de Lima Santos Reid UENF

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100008

Palavras-chave:

Educação, Desigualdade de oportunidade, Qualidade da educação básica

Resumo

Comparando os resultados de participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) por renda familiar, escolaridade dos pais e tipo de escola, o artigo analisa o grau de iniquidade existente no ambiente educacional da região Norte Fluminense. Os resultados revelam que as condições socioeconômicas das famílias e o tipo de escola têm forte efeito na qualidade da educação básica adquirida. A proporção de alunos da rede estadual com desempenho bom a excelente no exame, por exemplo, é de apenas 0,2%, ao passo que a proporção entre os estudantes de escolas particulares e federais é, respectivamente, de 11,4% e 17,6%.

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Biografia do Autor

  • Marlon Gomes Ney, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Economia Aplicada e professor do Centro de Ciências do Homem da UENF.
  • Maria Eugênia Ferreira Totti, UENF
    Doutora em Ecologia e Recursos Naturais e pesquisadora do Centro de Ciências do Homem da UENF.
  • Tatiani de Lima Santos Reid, UENF
    Aluna do curso de graduação em Ciências Sociais da UENF e bolsista do PIBIC/UENF.

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Publicado

13-02-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A influência das condições socioeconômicas das famílias na qualidade da educação básica na região Norte Fluminense. Revista Vértices, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 103–119, 2023. DOI: 10.5935/1809-2667.20100008. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20100008.. Acesso em: 18 abr. 2024.