Os (des)caminhos da educação: a importância do trabalho de campo na geografia

Autores

  • Juliana Santana Ribeiro da Silva
  • Mírian Belarmindo da Silva
  • José Leonídio Varejão

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100030

Palavras-chave:

Trabalho de Campo, Percepção, Interdisciplinaridade, Teoria e Prática

Resumo

O trabalho de campo é essencialmente importante para a formação dos alunos, do ensino básico ao superior, independente do curso. Este artigo, em especial, focaliza o trabalho dos alunos da geografia. Com base nos três pontos que a compõem, a aula de campo (pré-campo, campo e pós-campo), pretende-se explorar um novo parâmetro que a educação pode seguir na compreensão da teoria e prática. As análises feitas utilizam a corrente da geografia crítica para instigar a curiosidade e a percepção do aluno e para pôr em prática a interdisciplinaridade, com o objetivo de enriquecer cada vez mais a sua formação.

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Biografia do Autor

  • Juliana Santana Ribeiro da Silva
    Graduanda em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense
  • Mírian Belarmindo da Silva
    Graduanda em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense
  • José Leonídio Varejão
    Mestre Professor de Geografia Física do Instituto Federal Fluminense e Orientador.

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Artigos Originais

Como Citar

Os (des)caminhos da educação: a importância do trabalho de campo na geografia. Revista Vértices, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 187–198, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20100030. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20100030.. Acesso em: 18 abr. 2024.